terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O poeta está vivo

O título "poeta" é algo que poucos artistas da música tem a honra de receber da crítica e do público. Porém, indiscutivelmente Cazuza desfila entre os primeiros da lista dos maiores poetas do rock nacional.
Com letras belas, originais e expressivas, deixou um legado de centenas de músicas que ainda hoje são regravadas por váriod interpretes, 19 anos após sua morte. Dentre seus maiores sucessos estão Ideologia, Exagerado, O Tempo Não Pára e Codinome Beija-Flor, sendo que algumas destas vieram do sucesso alcançado junto com a banda Barão Vermelho, onde era o vocalista antes de optar pela carreira solo: "Eu tenho um ego muito grande, não conseguiria dividir um palco ou um disco"
Cazuza foi ícone da rebeldia da juventude dos anos 80 (quando eu ainda nem era nascida), colocou a 'boca no trombone' sem medo pra dizer o que pensava. Lutou públicamente contra a AIDS, doença que o matou em 1990.
Felizmente, a herança cultural e artística que deixou, permanece intacta e somente devido a isso, pude ter o prazer de conhecer o furacão Cazuza, que partiu logo, mas fez um tremendo estrago, no bom sentido.
Como já disse seu grande parceiro e amigo Ferjat, no título de uma canção "o poeta está vivo".

Livros:
Cazuza - Preciso dizer que te amo
Cazuza - Só as mães são felizes
Ambos de Lucinha Araújo (mãe do cantor) e Regina Echeverria. Ed. Globo

DVD:
Cazuza - O Tempo Não Pára
Direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho
Columbia Tristar Films

Site:
www.cazuza.com.br
História, discografia, videos e depoimentos do própio Cazuza.



Boa noite e até a próxima! Viva o Cazuza! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário